Oficina de Escrita Criativa Fantástica - Inscrições Abertas Até 9 Janeiro


Conforme anunciado anteriormente aqui e durante o Fórum Fantástico de 2012, este mês de Janeiro verá o início de uma nova oficina de escrita criativa, destinada ao tema do Fantástico, tendo por objectivo sensibilizar os alunos às técnicas e preocupações envolvidas no processo de criação literária dentro do género nos dias actuais.

Terá a coordenação de Luís Filipe Silva e Rogério Ribeiro e contará com a presença de autores convidados que, ao longo de várias sessões, abordarão os diversos temas previstos no planeamento da Oficina.

As sessões decorrerão mensalmente, num sábado de cada mês até meados deste ano (datas a confirmar posteriormente), no espaço da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro em Lisboa.

Dos alunos, esperar-se-à uma participação activa na experimentação das matérias abordadas, quer no espaço da aula quer posteriormente na realização de trabalhos entre aulas. Estes trabalhos e experiências terão normalmente (mas não exclusivamente) o formato de textos literários, que poderão ser lidos, apreciados e criticados presencialmente pelos diversos participantes na oficina. Fora das aulas, e durante o decorrer da Oficina, existirá um espaço de fórum online para a continuação do diálogo entre os alunos e destes com os professores.

Fica assim lançado o convite à participação de todos os interessados na arte da escrita no género Fantástico, tenham ou não já obra publicada.

Para efectuarem a inscrição, deverão enviar um e-mail para trema.mag@gmail.com com o assunto/subject «Inscrição na Oficina de Escrita Criativa Fantástica», indicando, no corpo do e-mail:

  • Nome
  • Idade
  • Contactos (email/telefone)
  • Resumo biográfico: apresentem-se: quem são, quais as vossas habilitações, que experiência de escrita têm, se já publicaram, etc. (texto curto, não precisamos de um CV detalhado)
  • Carta de intenções: porque motivo se inscrevem na oficina e quais as vossas expectativas com a mesma (novamente, um texto muito curto)

Além disso, agradecemos que anexem um ficheiro em formato PDF ou RTF com um exemplo de um texto de ficção literária dentro do género Fantástico que tenham escrito, de preferência durante o último ano. Não necessitamos que seja uma narrativa completa e terminada, apenas pretendemos conhecer uma amostra da vossa escrita recente. Máximo de 2000 palavras.

As inscrições deverão ser efectuadas até às 23h59 (hora de Lisboa) de 9 Janeiro próximo. Os candidatos deverão estar disponíveis para uma potencial entrevista com os organizadores a realizar em Lisboa no sábado, 12.

Contamos com a vossa participação!

Luís Filipe Silva e Rogério Ribeiro






1 comentário:

  1. Seria engraçado se a iniciativa também pudesse ser online, principalmente para aqueles a quem se torna difícil uma deslocação até Telheiras, mas que gostariam de fazer parte do projecto. É só uma sugestão :)

    ResponderEliminar