Destaques: 8 Fevereiro

Portugal

Os autores do passado: Carlos Alberto dos Santos.

Nova iniciativa: o clube de leitura Bertrand do fantástico, organização de Rogério Ribeiro (Lisboa) e Rui Baptista (Porto). Primeira sessão: 3 de Março (Lisboa).

Crítica: o Trono de Prata, de C. S. Lewis.


Brasil

Falar de FC&F.

Aberta a temporada 2012 de antologias.

2012: o que esperar das edições brasileiras.


Destaque

Realidades Alternativas: como seria Portugal se não tivesse reconquistado a independência aos espanhóis...


Livro (Brasil)

Freud e o Estranho: Contos Fantásticos do Inconsciente, org. Braulio Tavares [crítica]





Uma antologia de contos escritos entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX inspirada na relação entre o conceito de inconsciente e a literatura fantástica. 

A partir da leitura de “O Estranho”, de Freud, Braulio Tavares – o mesmo organizador de Contos fantásticos no labirinto de Borges e Páginas de sombra: Contos fantásticos brasileiros – seleciona obras de autores como Bram Stoker, Arthur Schnitzler, Guy de Maupassant e E.T.A. Hoffmann. 

Elas mostram como o fantástico foi o caminho encontrado por esses e outros escritores para trazer à tona aquelas imagens instaladas no nível mais profundo da mente, bem distantes do que se passa no universo da cômoda objetividade exterior.

Contos como “A Pele-Vermelha”, “A Profecia”, “Uma Aparição”e “O Homem de Areia” apresentam personagens atormentados por fatos inexplicáveis, lapsos de memória, temores súbitos – situações que só podem ser esclarecidas no domínio do inconsciente, essa entidade que tudo engole e tudo recebe, tão útil à criação literária.

Sem comentários:

Enviar um comentário